O detergente enzimático é uma solução higienizadora comum na área de saúde, mas cuja função e importância ainda não são amplamente conhecidas.
Sangue, saliva, muco, tecidos… Esses são alguns exemplos de materiais orgânicos encontrados em clínicas e consultórios médicos, os quais podem conter bactérias e fungos perigosos para a saúde de outros pacientes.
Para aprender como eliminar esses restos de material orgânico, e os micro-organismos presentes neles, continue lendo esse conteúdo! Descubra de uma vez por todas a função do detergente enzimático na área da saúde.
Boa leitura.
É obrigatório usar detergente enzimático na área de saúde?
O detergente enzimático é um produto bastante recomendado para higienização na área de saúde, devido a sua alta capacidade de limpeza.
Contudo, a ANVISA não exige o uso dessa solução nos processos de limpeza.
Afinal, na RDC 15/2012 — que estabelece as boas práticas no processamento de produtos de limpeza profissional para saúde — o detergente enzimático nem ao menos é citado.
O órgão somente determina que, para ser caracterizado como limpeza, o processo deve envolver água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza.
Qual a função do detergente enzimático na área da saúde?
Fungos e bactérias podem ser facilmente encontrados em consultórios médicos, por estarem presentes em materiais orgânicos, como sangue e tecidos.
Para conter a proliferação desses micro-organismos — e aumentar a biossegurança do local — é fundamental utilizar produtos de limpeza profissional capazes de eliminar os restos de material orgânico.
Nesse sentido, o detergente enzimático age perfeitamente.
Outros benefícios de utilizar essa solução na área de saúde são:
- Não danifica os instrumentos;
- Contribui para aumentar o tempo de uso dos materiais;
- Consegue atingir áreas de difícil acesso manual.
Como usar detergente enzimático hospitalar
Antes do uso, o detergente enzimático deve ser diluído em água, utilizando uma bacia ou cuba ultrassônica — a proporção mais comum é de 3 ml a 5 ml por litro.
Além disso, os instrumentos devem ser lavados em água corrente, para retirar o excesso de sujidades.
Em seguida, coloque os materiais a serem limpos na solução, deixando-os de molho durante o período recomendado pelo fabricante. Após esse tempo, esfregue os instrumentos com o auxílio de uma escova de cerdas macias.
Evite esponjas de aço ou demais materiais que podem causar rachaduras nos materiais.
Uma vez satisfeito com a limpeza, enxágue e seque os instrumentos, com um pano descartável.
Cuidados ao utilizar o detergente enzimático
- Siga todas as instruções contidas na embalagem, desde a proporção para diluição do produto até o tempo de imersão;
- Não misture o detergente enzimático com outros produtos de higienização;
- Armazene a solução em local com temperatura ambiente e baixa umidade, pois esses fatores desestabilizam a enzima e reduzem sua eficácia;
- Ao enxugar os materiais, evite itens que soltem felpos;
- Fique atento ao prazo de validade do detergente após diluição;
- Treine todos os profissionais que podem utilizar o produto.
Conheça a CRB Profissional
A CRB Profissional é um fornecedor de produtos de limpeza profissional, que oferece uma linha completa de materiais de higiene, limpeza, descartáveis e EPIs.
Com alcance nacional, nosso principal objetivo é proporcionar à sua empresa uma higienização segura e eficiente, sem deixar de lado a sustentabilidade — para isso, possuímos uma linha de produtos químicos com o selo Green Cleaning!
Aproveite também esses diferenciais! Acesse a nossa loja online e compre o detergente enzimático e outros produtos de limpeza para sua empresa!
O que você acha do detergente enzimático? Já tem o costume de usar? Conte aqui embaixo nos comentários!
Grande abraço e até o próximo blogpost!
Ronaldo Azevedo
Diretor Comercial