Detergente enzimático: qual a função do detergente enzimático na área da saúde?

Detergente enzimático: qual a função do detergente enzimático na área da saúde?

O detergente enzimático é uma solução higienizadora comum na área de saúde, mas cuja função e importância ainda não são amplamente conhecidas.

Sangue, saliva, muco, tecidos… Esses são alguns exemplos de materiais orgânicos encontrados em clínicas e consultórios médicos, os quais podem conter bactérias e fungos perigosos para a saúde de outros pacientes.

Para aprender como eliminar esses restos de material orgânico, e os micro-organismos presentes neles, continue lendo esse conteúdo! Descubra de uma vez por todas a função do detergente enzimático na área da saúde.

Boa leitura.

É obrigatório usar detergente enzimático na área de saúde?

O detergente enzimático é um produto bastante recomendado para higienização na área de saúde, devido a sua alta capacidade de limpeza.

Contudo, a ANVISA não exige o uso dessa solução nos processos de limpeza.

Afinal, na RDC 15/2012 — que estabelece as boas práticas no processamento de produtos de limpeza profissional para saúde — o detergente enzimático nem ao menos é citado.

O órgão somente determina que, para ser caracterizado como limpeza, o processo deve envolver água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza.

Qual a função do detergente enzimático na área da saúde?

Fungos e bactérias podem ser facilmente encontrados em consultórios médicos, por estarem presentes em materiais orgânicos, como sangue e tecidos.

Para conter a proliferação desses micro-organismos — e aumentar a biossegurança do local — é fundamental utilizar produtos de limpeza profissional capazes de eliminar os restos de material orgânico.

Nesse sentido, o detergente enzimático age perfeitamente.

Outros benefícios de utilizar essa solução na área de saúde são:

  • Não danifica os instrumentos;
  • Contribui para aumentar o tempo de uso dos materiais;
  • Consegue atingir áreas de difícil acesso manual.

Como usar detergente enzimático hospitalar

Antes do uso, o detergente enzimático deve ser diluído em água, utilizando uma bacia ou cuba ultrassônica — a proporção mais comum é de 3 ml a 5 ml por litro.

Além disso, os instrumentos devem ser lavados em água corrente, para retirar o excesso de sujidades.

Em seguida, coloque os materiais a serem limpos na solução, deixando-os de molho durante o período recomendado pelo fabricante. Após esse tempo, esfregue os instrumentos com o auxílio de uma escova de cerdas macias.

Evite esponjas de aço ou demais materiais que podem causar rachaduras nos materiais.

Uma vez satisfeito com a limpeza, enxágue e seque os instrumentos, com um pano descartável.

Cuidados ao utilizar o detergente enzimático

  • Siga todas as instruções contidas na embalagem, desde a proporção para diluição do produto até o tempo de imersão;
  • Não misture o detergente enzimático com outros produtos de higienização;
  • Armazene a solução em local com temperatura ambiente e baixa umidade, pois esses fatores desestabilizam a enzima e reduzem sua eficácia;
  • Ao enxugar os materiais, evite itens que soltem felpos;
  • Fique atento ao prazo de validade do detergente após diluição;
  • Treine todos os profissionais que podem utilizar o produto.

Conheça a CRB Profissional

A CRB Profissional é um fornecedor de produtos de limpeza profissional, que oferece uma linha completa de materiais de higiene, limpeza, descartáveis e EPIs.

Com alcance nacional, nosso principal objetivo é proporcionar à sua empresa uma higienização segura e eficiente, sem deixar de lado a sustentabilidade — para isso, possuímos uma linha de produtos químicos com o selo Green Cleaning!

Aproveite também esses diferenciais! Acesse a nossa loja online e compre o detergente enzimático e outros produtos de limpeza para sua empresa!

O que você acha do detergente enzimático? Já tem o costume de usar? Conte aqui embaixo nos comentários!

Grande abraço e até o próximo blogpost!

Ronaldo Azevedo
Diretor Comercial

 

Posts Relacionados

image

Tapete sanitizante: entenda tudo sobre tapetes sanitizantes

Durante a pandemia, diversas recomendações de higiene foram adotadas a fim de conter o avanço do coronavírus e uma delas foi em relação ao tapete sanitizante. Como os solados dos…
image

Tapete antifadiga: O que é e como funciona o tapete antifadiga

Desenvolvido com o intuito de reduzir o cansaço dos operários nas linhas de produção, esse modelo de piso é fundamental em determinadas empresas. Continue lendo esse conteúdo para descobrir quais…
image

Tapetes para escritórios: como escolher o tapete ideal para o seu escritório

A decoração de escritórios costuma ser mais sóbria e formal, mas isso não significa que você não possa usar itens decorativos, como tapetes, para dar uma incrementada no visual e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.