Desincrustante: saiba tudo sobre esse poderoso produto

Desincrustante: saiba tudo sobre esse poderoso produto

Está suando para fazer a limpeza? Tem que encarar crostas de gordura, inclusive, as chamadas “carbonizadas”, aquelas que comumente surgem em processos de preparação de alimentos quentes, como nas cozinhas profissionais? Já fica com desânimo só de pensar no braço doendo de tanto esfregar? Calma… o que você precisa é de um desincrustante!

O desincrustante é o produto indicado para a limpeza pesada que envolva sujidades muito agarradas, bem difíceis de eliminar. Sua utilização requer o conhecimento do produto, tanto na escolha quanto na aplicação, e das superfícies a serem higienizadas, além de outros fatores. Mas vamos explicar tudo para você. Continue acompanhando o artigo e confira!

O que é um desincrustante?

Desincrustante é um produto elaborado pela combinação ideal de substâncias que possam agir sobre as gorduras, quebrando suas moléculas e eliminando-as, inclusive, as que já formaram crostas (resíduos acumulados em camadas e grudados). Aliás, a palavra vem de: “des”, “incrusta” e “ante”, ou seja: ação ou qualidade de dar fim ao que se fixa numa superfície.

Entre as piores crostas estão as provenientes de gorduras que passaram por alta temperatura, conhecidas como “carbonizadas”, tais como as de frigideiras, fritadeiras, panelas, chapas, grelhas, coifas e demais componentes muito comuns nas cozinhas industriais, e as que estão ali por longo tempo, pois podem ter ficado mais espessas.

Devido à sua grande potência, também são excelentes sobre outras incrustações, como as de cimento, tintas, mofo, limo, oxidações, etc., lembrando que é sempre importante verificar a sua composição para a escolha do produto mais adequado.

Quais as variações existentes nas fórmulas dos produtos?

O desincrustante pode ter variação dos ingredientes e pH, modificando a aderência da espuma (e seu tempo de ação), saponificação e taxa de diluição/dosagem, que vão ter efeitos em sua eficácia e rendimento. O pH é um dos principais fatores a serem observados, conforme abaixo:

  • pH alcalino (superior a 7) – produtos que podem ser usados em variados materiais, pois são menos agressivos e não danificam as superfícies como cerâmica, plástico e vidros. Não indicado para os resíduos minerais;
  • pH ácido (menor que 7) – indicados para uso em sujeiras inorgânicas, de origem mineral, como o cimento e a ferrugem;
  • pH neutro (próximo a 7, alcalinidade e acidez equilibradas) – agridem menos, porém, seu poder de limpeza é menor.

Também existem particularidades para cada ambiente e serviço, por exemplo, quando é necessário realizar a higienização sem desmontar partes dos equipamentos ou estruturas. Nesse caso, é bom utilizar o método CIP (Cleaning in Place – limpeza no local), com produto de baixa formação de espuma, proporcionando uma eficiente limpeza por circulação.

Quando optar pelo desincrustante?

Como vocês sabem, existem diferentes produtos para limpeza: além dos desincrustantes, há detergentes, desengordurantes e desengraxantes, entre outros. Mas os fatores principais para a decisão sobre quais usar são:

  • o tipo de superfície – se aguentam produtos mais fortes, sem riscos de se dissolverem (como pode acontecer com os plásticos em contato com um desincrustante) ou terem outros danos;
  • o tipo de sujidade – origem orgânica, como as gorduras, alimentos, proteínas e dejetos, ou inorgânica, como minerais, cimento e ferrugem, além da existência de crostas (caso em que o desincrustante é claramente preferível).

Quais são os cuidados no uso de desincrustante?

Algumas orientações devem ser seguidas nos trabalhos com desincrustante, como:

  • seguir as recomendações legais, como a Resolução–RDC Anvisa nº 216/04, que define o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
  • ler e obedecer integralmente as orientações do fabricante (rótulos e manuais);
  • utilizar todos os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual;
  • considerar os cuidados com a sustentabilidade;
  • adquirir produtos de boa qualidade e de fornecedores conceituados, autorizados e certificados.

Agora você sabe que o uso do desincrustante facilita muito a execução daquela dura tarefa da limpeza pesada, e economiza o seu tempo, dinheiro e esforço físico, garantindo o ótimo resultado que deseja – e precisa – de maneira mais rápida e competente. Então, mãos à obra, escolha os melhores para a sua empresa e comprove os benefícios!

E para ajudar você a definir o que usar, conte coma consultoria da CRB Profissional e seu amplo catálogo de materiais da mais alta qualidade para as atividades de limpeza profissional, além do tratamento personalizado que oferece a seus clientes. Fale com a gente.

Quer compartilhar as suas opiniões, sugestões ou dizer o quanto este artigo foi útil? Deixe os seus comentários abaixo e vamos prosseguir conversando.

Abraços e até breve!

Ronaldo Azevedo
Diretor Comercial

Posts Relacionados

image

Benefícios dos Tapetes Empresariais para a Segurança e Higiene

Os tapetes empresariais desempenham um papel fundamental na manutenção da segurança e higiene em ambientes comerciais. Na CRB Profissional, entendemos a importância desses tapetes e queremos discutir os benefícios que…
image

Dicas para uma Limpeza Eficiente em Estabelecimentos Comerciais

Manter um ambiente limpo e higienizado é essencial para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial. Na CRB Profissional, entendemos a importância da limpeza eficiente e queremos compartilhar algumas dicas práticas…
image

A Importância da Higiene na Indústria Alimentícia

Na indústria alimentícia, a higiene é mais do que uma prática - é uma necessidade essencial. Em um ambiente onde a manipulação de alimentos é constante, a garantia de padrões…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *