10 dicas para escolher um desengordurante para limpeza pesada

10 dicas para escolher um desengordurante para limpeza pesada

Em vários tipos de empreendimentos, tais como hotéis e restaurantes, a limpeza absoluta do ambiente é uma questão crucial para o negócio, aparecendo mesmo como um dos pilares de seu sucesso. Por esse motivo, a atenção deve ser máxima quanto a esses cuidados, exigindo o uso de produtos e mão-de-obra de excelente qualidade.

Como algumas situações mais difíceis de resolver envolvem diferentes tipos de gorduras, escolher um bom desengordurante é fundamental. Aliás, os melhores fornecedores oferecem inúmeras opções, que vão se mostrando eficientes para casos específicos na limpeza pesada. Você quer entender mais sobre o assunto? Então continue lendo e confira!

Quando consideramos que é uma limpeza pesada?

Não é uma resposta direta, pois pode variar. É possível ter um local pequeno, mas muito sujo ou um ambiente enorme e de fácil limpeza. Portanto, não tem a ver com o tamanho da área, nem com o número de equipamentos e outros elementos. É mais comum, porém, que a de estabelecimentos (limpeza profissional) seja pesada, devido à maior movimentação de pessoas e incidência de sujidades e contaminantes.

A limpeza pesada, descrevendo de maneira resumida, é aquela que demanda muito tempo e esforço para ser realizada (caso não conte com ótimos produtos– incluindo um desengordurante – para auxílio) e vai além de limpar e arrumar, pois também abrange a higienização, sanitização ou desinfecção com o objetivo de eliminar germes, bactérias, fungos e outros riscos à saúde.

O que é um produto desengordurante?

O desengordurante é um produto que, devido à sua composição, pode quebrar as moléculas de gordura, eliminando-as e, dessa forma, facilitando bastante o trabalho de limpeza pesada, já que essa é uma ação considerada das piores nessas atividades. Eles são formulados com ingredientes e pH variados, o que faz com que tenham uso específico. Vejamos:

  • pH alcalino – indicados para a limpeza de elementos orgânicos, como gorduras, óleos e graxas;
  • pH ácido – indicados para limpezas que envolvem substâncias minerais. Exemplo: cimento;
  • pH neutro – indicado para lavagem de diversos itens, em serviços mais leves.

É importante ler os rótulos e seguir todas as orientações do fabricante na hora de definir o produto que irá adotar em cada tipo de ambiente, superfície e a sujeira a ser extinta, para que se possa atuar de maneira correta e obter mais produtividade, eficiência e economia.

Como escolher o desengordurante mais indicado para a limpeza?

Numa limpeza pesada, geralmente é necessário utilizar mais de um tipo de produto, de forma a diminuir o esforço físico ao máximo e garantir um resultado brilhante (literalmente). Também é importante observar outras questões, como o cumprimento de normas, a sustentabilidade e a proteção dos materiais presentes, conforme as 10 dicas abaixo:

  • Em ambientes em que alimentos sejam preparados, deve-se seguir as determinações do Ministério da Saúde, como, por exemplo, a Resolução–RDC Anvisanº 216/04, que define o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação;
  • Analisar as necessidades de acordo com o seu empreendimento. Muitos fornecedores já têm um catálogo de produtos preparado por segmento;
  • Verificar os tipos de superfícies, pois nas mais sensíveis é melhor usar um detergente ou desengordurante e evitar o desincrustante;
  • Verificar os tipos de resíduos existentes. Caso haja crostas, o produto recomendado será um desincrustante;
  • Estudar o pH do produto;
  • Respeitar as regras de segurança para o manuseio e aplicação (reações adversas, toxidade etc.);
  • Considerar a preocupação com o meio-ambiente;
  • Analisar a relação custo x benefício (estimando, inclusive, o rendimento previsto pela taxa de diluição), de acordo com o orçamento disponível;
  • Procurar testar e confirmar a eficácia, antes de adquirir grandes quantidades;
  • Dar preferência a um fornecedor autorizado e certificado, com ótimo conceito no mercado, um catálogo variado de produtos, qualidade, opções de treinamentos e manutenção, bons preços e que ofereça tratamento personalizado ao cliente, pois poderá contar sempre com essa consultoria.

Como você viu, uma limpeza pesada é mais detalhada e completa, e a utilização de um desengordurante pode facilitar o serviço e proporcionar resultados excepcionais quanto à segurança do ambiente e consequente bem-estar dos frequentadores.

Por isso, convidamos você a conhecer a CRB Profissional, uma das mais competentes distribuidoras de produtos de limpeza, higiene e descartáveis, com soluções de última geração para o seu negócio. Fale com um de nossos consultores!

O artigo foi útil para você? Então deixe seus comentários abaixo e vamos continuar conversando.

Abraço!

Até a próxima!

Ronaldo Azevedo
Diretor Comercial

 

Posts Relacionados

image

Premiação Franqueados Elite Professional

É com grande satisfação e orgulho que anunciamos o vencedor do prêmio de Destaque Geral da Softs Professional de franquias para a CRB Profissional. Parabéns, a todos da nossa equipe…
image

ENCONTRO DE FRANQUEADOS ELITE PROFESSIONAL 2024

Em São Paulo, a marca de tissue do segmento B2B da Softys reuniu parceiros para um momento de conexão e fortalecimento do setor. A Softys, por meio de sua marca…
image

Benefícios dos Tapetes Empresariais para a Segurança e Higiene

Os tapetes empresariais desempenham um papel fundamental na manutenção da segurança e higiene em ambientes comerciais. Na CRB Profissional, entendemos a importância desses tapetes e queremos discutir os benefícios que…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *