Quais as diferenças entre álcool 45%, 70% e 90%?

Quais as diferenças entre álcool 45%, 70% e 90%?

Conheça as diferenças entre o álcool 45%, o 70% e o 90%. Qual é o indicado para matar os vírus?

Para saber a concentração do álcool, olhe a embalagem. A informação geralmente está escrita assim: 46º INPM. A sigla se refere a Instituto Nacional de Pesos e Medidas e o número diz a proporção da mistura entre água e álcool no produto (46% de álcool puro e 54% de água). Ok, que o álcool diluído não seja eficiente faz sentido, mas sabia que isso também vale para álcool muito concentrado? Álcool puro evapora muito rápido, não dá tempo de matar ou inativar microorganismos. Uma vez que há água na mistura, ela aumenta o tempo necessário para que o álcool evapore, permitindo que ele aja sobre esses microorganismos.

Encontrar álcool líquido com concentração entre 60% e 80% à venda não é uma tarefa muito simples — especialmente durante a pandemia. Não tente mudar a concentração do álcool etanol ou de qualquer outro tipo de álcool sozinho, isso pode deixar a substância ineficiente ou causar danos à saúde.

Moléculas frágeis

A diferença entre etanol e isopropanol está na construção da molécula: o primeiro tem uma molécula composta por dois átomos de carbono, seis de hidrogênio e uma de oxigênio, enquanto o segundo tem três átomos de carbono, oito de hidrogênio e uma de oxigênio.

Em ambos os casos, o álcool não sai puro e tem que ser destilado para chegar na concentração necessária.

A CRB Profissional pode te ajudar a proteger o seu ambiente contra os vírus. Entre em contato para saber mais.

Posts Relacionados

image

A importância da higienização correta para prevenção de infecções em ambientes corporativos e de saúde

A higienização adequada é fundamental para garantir ambientes seguros e saudáveis, especialmente em locais com grande circulação de pessoas, como escritórios, hospitais, clínicas e restaurantes. A CRB Profissional oferece uma…
image

Como escolher os melhores produtos de limpeza profissional para cada tipo de ambiente

A escolha adequada dos produtos de limpeza profissional é fundamental para garantir ambientes higienizados, seguros e agradáveis. Cada tipo de ambiente exige cuidados específicos, e a CRB Profissional oferece soluções…
image

Soluções CRB profissional para o Seu Negócio

Na rotina de clínicas, hospitais, restaurantes, escritórios e outros ambientes corporativos, a escolha dos produtos de higiene certos vai muito além de uma questão de limpeza: ela impacta diretamente na…

6 Responses

  1. Cadê a explicação de qual é a diferença entre álcool 45º, 70º e 90º, afinal que a concentração é diferente já está explícito?

    1. 🔬 Diferença entre álcool 45°, 70° e 90°

      🚫 Álcool 45º
      Composição: 45% etanol + 55% água.

      Muito diluído para desinfecção.

      Pode ser usado para limpeza leve, mas não é eficaz contra germes.

      Baixa inflamabilidade, o que o torna um pouco mais seguro, mas pouco útil para higienização.

      ✅ Álcool 70º (ideal para desinfecção)
      Composição: 70% etanol + 30% água.

      Uso ideal: desinfecção de superfícies, mãos, brinquedos, objetos, etc.

      Por que é o melhor para desinfetar?
      A presença de 30% de água retarda a evaporação do álcool, permitindo que ele penetre melhor nas paredes celulares de vírus, bactérias e fungos, o que desnatura as proteínas e mata os microrganismos.

      ✅ Recomendado pela Anvisa e pela OMS para higienização contra vírus e bactérias.

      ⚠️ Álcool 90º (ou 96º)
      Composição: 90–96% etanol, quase sem água.

      Evapora muito rápido, não dá tempo de agir nos microrganismos.

      Uso mais comum: limpeza pesada (por exemplo, remover resíduos, gordura, eletrônicos — com muito cuidado).

      Risco maior de incêndio e irritação na pele.

      ❌ Não é eficiente como desinfetante, porque não penetra bem nas células dos microrganismos.

  2. Olá! O texto acima não deixou claro.
    A pandemia deixou um legado quanto a higienização dos produtos adquiridos em supermercados e afins.
    Entendemos que a assepsia desses produtos, que serão armazenados em geladeira ou despensa, são necessários na eliminação de impurezas e outras substâncias que possam ser adquiridas em armazenamentos e transportes de grandes volumes e acessos diversos.
    Qual a melhor indicação para uso doméstico em substituição ao Álcool 70%, uma vez que este em apresentação líquida deixou de ser comercializado no mercado em razão de acidentes domésticos?
    O álcool de 46% pode atuar próximo a isso ou tem outra concentração mais viável?
    Obrigado!

    1. Olá! Obrigado pela sua pergunta, é um ponto realmente importante.

      De fato, a pandemia reforçou bastante os cuidados com a higienização dos produtos que trazemos do mercado. A substituição do álcool 70% líquido por outras opções é uma realidade atual, principalmente por questões de segurança em ambientes domésticos.

      Para higienização de embalagens e produtos antes de guardá-los, o álcool 70% em gel ainda é uma opção eficaz e segura. Além disso, soluções com hipoclorito de sódio diluído (como água sanitária diluída em água) são uma alternativa viável e eficaz contra vírus e bactérias — desde que utilizadas nas proporções corretas (geralmente 1 colher de sopa para 1 litro de água).

      Já o álcool 46% (o etílico comum) não possui a mesma eficácia contra micro-organismos, pois a concentração ideal para eliminar vírus e bactérias é realmente de 70%.

      Portanto, se a ideia é substituir o álcool 70% líquido, as melhores alternativas seriam:

      Álcool 70% em gel (mais seguro);

      Solução de água sanitária diluída;

      Produtos específicos com ação desinfetante (desde que aprovados pela Anvisa).

  3. estou icm problemas de infestação de rato e gostaria de saber qual e o melhor tipo de álcool pra eu usar na casa e nas mãos e objetos como brinquedos do cachorro e do meu filho

    1. Para superfícies e objetos (como brinquedos): Use álcool 70% (líquido ou em spray). Ele é eficaz para desinfecção e seguro se usado corretamente.
      Para as mãos: Use álcool em gel 70% próprio para uso humano, mas o ideal é lavar com água e sabão, principalmente após limpar áreas contaminadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *