Tapete sanitizante e os procedimentos de reabertura

Tapete sanitizante e os procedimentos de reabertura

No combate à pandemia do novo Coronavírus, é preciso força-tarefa coletiva e ação consciente de todos. Nos processos de reabertura de empresas, shoppings e hotéis, muitas prefeituras têm incluído nos procedimentos sanitários obrigatórios o uso do tapete sanitizante.

Como o tapete sanitizante funciona?

O objetivo dos tapetes com a função desinfetante é a de evitar a contaminação dentro dos ambientes comerciais e residenciais. Para isso, temos nos apoiado na Nota Técnica 34/2020 da Anvisa utilizando os produtos químicos recomendados neste documento.

Preferencialmente trabalhamos com tapetes de nylon porque possuem mais eficácia na desinfecção por possibilitar maior nível de retenção da solução desinfetante e assim garantir uma eficiente desinfecção dos calçados.

O ideal é criar esta barreira com três tapetes, sendo dois secos e um “encharcado” com a solução desinfetante e os outros dois com a finalidade de reter sujidades sólidas e secagem dos calçados.

A solução desinfetante recomendada e aprovada pela Anvisa em sua Nota Técnica, dentre outras, a que entrega o melhor custo benefício é o Peroxy 4D por possuir dois princípios ativos, conferindo a desinfecção e ação bacteriostática por 72 horas!

O tapete funciona como uma barreira química para bactérias, vírus e outros microrganismos, além de ser uma barreira física para sujidade de maneira geral. Um solado de calçado sujo e contaminado deixará para trás resíduos e agentes contaminantes ao passar pelo tapete sanitizante.

Em shoppings, restaurantes, academias, comércios e outros estabelecimentos o tapete pode ser um aliado importante e até obrigatório, mas é preciso saber usá-lo. Caso contrário, ele poderá se transformar em uma fonte de microrganismos.

Além disso, os frequentadores podem usar sapatos abertos – como chinelos e sandálias – e ter a pele exposta ao produto. Por isso, tudo precisa ser feito com cautela, orientação e procedimentos rigorosos e específicos.

Mas o tapete sanitizante é eficaz?

Para que sua ação de desinfecção seja de fato alcançada é fundamental seguir certas orientações. O tapete sanitizante precisa ser entendido como parte de um protocolo completo de limpeza e higienização de ambientes, superfícies e pessoas. O item é uma ferramenta a mais na luta contra a disseminação de doenças, mas ele não age sozinho.

Ambientes limpos, superfícies limpas e pisos limpos oferecem mais segurança de forma geral para quem circula ou frequenta os espaços. Um chão desinfetado faz parte de um lugar todo livre de microrganismos prejudiciais à saúde.

Se algum objeto cai no chão, se algum instrumento, ou mesmo uma pessoa, tem contato com o piso, as chances de contaminação ficam um pouco reduzidas quando se tem um ambiente higienizado e limpo do chão ao teto, temos um conceito todo implementado que adiciona segurança ao ambiente.

A CRB Profissional pode te ajudar a proteger o seu ambiente contra vírus, respeitando os procedimentos de reabertura. Entre em contato conosco.

Posts Relacionados

image

Benefícios dos Tapetes Empresariais para a Segurança e Higiene

Os tapetes empresariais desempenham um papel fundamental na manutenção da segurança e higiene em ambientes comerciais. Na CRB Profissional, entendemos a importância desses tapetes e queremos discutir os benefícios que…
image

Dicas para uma Limpeza Eficiente em Estabelecimentos Comerciais

Manter um ambiente limpo e higienizado é essencial para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial. Na CRB Profissional, entendemos a importância da limpeza eficiente e queremos compartilhar algumas dicas práticas…
image

A Importância da Higiene na Indústria Alimentícia

Na indústria alimentícia, a higiene é mais do que uma prática - é uma necessidade essencial. Em um ambiente onde a manipulação de alimentos é constante, a garantia de padrões…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *